Situada a 17 km da Cidade de Valença e conhecida pelas belas paisagens da sua exuberante natureza, a antiga vila de pescadores é hoje um grande centro de lazer e descanso, com uma infra-estrutura equipada para receber turistas o ano inteiro e abastecer toda a região, com muitos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e barracas de praia. Seus 20 km de praias de águas limpas e azuis, areia clara e fina, extensos coqueirais e manguezais, áreas de restinga e mata atlântica fazem do Guaibim um dos mais atraentes cenários do Brasil.
Mesmo bastante visitada no verão, Guaibim conserva o jeito de vila de pescadores com um sossego peculiar, que chama a atenção de turistas de vários lugares do país.
O trecho de Taquari é mais tranqüilo. Na foz do rio Taquari, pode-se tomar banho de água doce. O encontro do rio com o mar encanta quem conhece esse pedaço especial da Praia de Guaibim, com fazendas de criação de camarão e casas de veraneio. Nas barracas rústicas, pode-se degustar os pratos típicos preparados de forma artesanal e exótica, com frutos do mar, sobretudo o camarão, abundante nas águas regionais, que conferem a Valença o título de Capital Nacional do Camarão. Existem praias adjacentes a esta, como a de Guaibinzinho e Taquari que possuem uma exuberante vegetação com manguezais e coqueirais.
UMA HISTÓRIA PRA VOCÊ CONTAR...
Apaixonante, Guaibim emana um charme todo especial em seus 20 Km de extensão de praia entrecortada por foz de rios, terminando na deserta praia de Ponta do Curral, local histórico onde desembarcaram, na época da colonização, as primeiras cabeças de gado na Bahia e faz parte da Área de preservação Ambiental (APA) onde há desova de tartarugas-marinhas.
O rio Jequiriçá também faz parte da "APA DO GUAIBIM". Trata-se de uma área objeto de legislação especial, com a definição de um zoneamento regulamentado por lei e de normas de preservação e manejo de seus recursos ambientais e paisagísticos. O núcleo urbano primitivo, também denominado Guaibim (que em tupi-guarani significa "águas do peito de mulher velha”), era um pequeno povoado de pescadores.
Entretanto, a construção de um acesso rodoviário à localidade, ensejou a implantação de um loteamento de grande porte que se estende desde essa povoação até a foz do rio Taquari, ocupando uma faixa de 4,5 km de praia e localizado no centro da citada APA. Essa área que se encontra em franco processo de urbanização, é compreendida por dois tipos de ocupação: a do povoado primitivo, com malha urbana desordenada e imprecisa, e a área do loteamento citado, definidos.
Atualmente, o Guaibim vem recebendo importantes serviços de infra-estrutura como água tratada, sistema de iluminação e acessos asfaltados, sinalizados, além de urbanização da orla.
Em toda a sua extensão, a Praia do Guaibim possui ondas moderadas em mar aberto, ótimas para os surfistas, que anualmente disputam aqui uma das etapas do campeonato regional de surf. Taquari, Guaibim, Guaibinzinho, Barreiro, Mamucabo, Ponta Grossa e Ponta do Curral se sucedem, cada qual mais bela. Os vários rios que desembocam no mar convidam a caminhadas ecológicas, pontilhadas de surpresas, num lugar em que a fauna e a flora se confundem.
As cabanas de praia funcionam no verão, dia e noite, oferecendo um cardápio à base de frutos do mar, com sabor tipicamente baiano. À noite, transformam-se em animados palcos de dança, onde o pagode e as lambadas invadem as madrugadas, principalmente nos finais de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário