Festa Sagrado Coração de Jesus
A festa é realizada na Igreja Matriz, no mês de julho, e acontecem novenas. Após cada novena existe uma confraternização. No dia seguinte da última novena os fiéis saem em procissão pelas ruas da cidade, a cada ano o Andor sai de um bairro diferente em direção à Igreja.
Festa do Amparo
Lavagem do Amparo: Abrindo as festividades populares em honra da padroeira da cidade de Valença. Acontece sempre no domingo anterior ao novenário preparatório de 30 de outubro a 7 de novembro, a tradicional lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
Sua gênese é explicada igualmente como também na tradicional lavagem do Bonfim, na capital do estado, onde baianas e demais adeptos do candomblé eram obrigados, desde os primórdios a realizarem uma limpeza no templo sagrado católico. E caminhavam longas distâncias com baldes ou caldeirões d’água, vassouras e flores para embelezar a igreja para a execução do evento católico. No início, as igrejas eram abertas e faziam-se um verdadeiro trabalho de limpeza do local. Com o passar dos anos e a abolição da escravatura, a Igreja proibiu a realização do evento no interior do templo sagrado.
Sendo a Igreja de Nossa Senhora do Amparo uma imitação arquitetônica da Basílica do Senhor do Bonfim na cidade de Salvador, houve também uma imitação nos rituais e celebrações existentes.
A lavagem do Amparo se trata de uma festa profana, ou seja, fora da igreja. É marcada por um cortejo com numerosas baianas, adeptos do candomblé, políticos e comunidade local, que caminham em direção ao alto da colina para homenagear Nossa Senhora do Amparo.
“Este evento é de grande importância cultural, pois expressa a manifestação cultural, folclórica e popular de Valença e por outro lado, trata-se de um atrativo turístico.”
No dia 08 de novembro, dia de Nossa Senhora do Amparo, os fiéis saem em procissão pelas ruas da cidade em direção ao Adro do Amparo para o encerramento da festa com homenagens à padroeira dos operários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário